Descobrindo o Ensino à Distância (EAD)

ead

Ainda existe muita dúvida em relação esta modalidade de ensino, e tudo que envolve os cursos à distância. O termo “à distância” indica que existe uma separação física entre o professor e o aluno, e uma grande dependência da tecnologia.

Devido ao atual ritmo de vida, estamos cada vez mais nos esbarrando com este tipo de necessidade, e não temos como fugir. Enquanto isso o Ensino à Distância tem crescido muito, resolvendo os problemas que surgiram e, consequentemente evoluindo muito, e se tornado competitivo frente ao ensino presencial.

A seguir estão enumeradas algumas vantagens para um curso superior à distância, que podem pesar bastante no momento da escolha de um curso:

  • Flexibilidade de horário
  • Independência nos estudos, conteúdo e interação estão sempre a mão
  • Facilidade para pessoas que moram no interior, está presente em quase todas as cidades do Brasil e fora do país
  • Mais acessível financeiramente que um curso presencial
  • Diploma vale tanto quanto o presencial
  • Variedade de curso, bacharelado, licenciatura e formação tecnológica
  • Acesso as aulas de diferentes lugares
  • Com acesso a Notebook, tablet ou smartphone

Junto com esta nova modalidade de curso surge uma figura determinante no processo de educação, o Tutor. Com habilidades educacionais, é um orientador da aprendizagem do aluno, que pode ser presencial ou a distância. Ele acaba sendo um mediador e provocador da verdadeira aprendizagem, que ajuda o aluno realizar interações que os desenvolvem.

Uma plataforma EAD, conhecida como ambiente virtual de aprendizagem, contém todas as informações e conteúdo do curso. É o ponto principal de apoio do curso e deve ser acessado com frequência para o acompanhamento normal do curso.

Importante também destacar a existência dos polos presenciais que oferecem toda a estrutura de apoio aos alunos do Ensino à Distância. Mesmo com a tecnologia diminuindo a distância física, os polos disponibilizam bibliotecas, salas de aulas para realização das provas presenciais, laboratórios de informática e ainda pessoas envolvidas.

O Networking que era considerado uma desvantagem, já é resolvido com as atuais ferramentas que facilitam a criação de grupos e redes sociais, que permitem os alunos ficarem conectados 24 horas por dia, uns com os outros. Existem alguns cursos que ainda proporcionam eventos presenciais.

Mas junto com esta nova modalidade de curso, nasceu também um novo tipo de aluno, muito mais aplicado, responsável, com foco, disciplina e organizado, que sabe fazer a gestão do seu tempo. Que tem familiaridade com a internet e com tudo que envolve o meio digital. Isto porque o curso agora depende muito mais dele. A existência de professores, tutores presenciais e a distância, orientadores, coordenadores, material de apoio, auxilio 24 horas, de nada adianta se não for utilizado pelo aluno.

As empresas já não possuem mais tanto preconceito em relação aos cursos EAD. Elas não estão muito preocupadas em saber como os alunos realizaram o curso e sim o que eles aprenderam. Veja na reportagem da EXAME As Vantagens e Desvantagens da educação a distância  

Este aluno que precisava escutar as informações mastigadas do professor, agora precisa ser proativo e ir buscar as informações que estão em Comunidades, Fóruns, Chats e nas Plataformas de ensino. É uma forma de sair na frente, e ir se preparando para o mundo corporativo no competitivo mercado de trabalho.

Importante lembrar que você não faz um curso EAD somente para conseguir um diploma sem esforço, é preciso estudar, fazer provas, entregar trabalhos, fazer estágio, e todas as atividades necessárias de um curso presencial. A ideia de somente pagar a mensalidade e conseguir um diploma no final do curso não é sinônimo de ensino à distância, pelo menos nas escolas sérias. Esta ideia precisa ser urgentemente modificada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *