Inova Silver 2024 – O futuro da longevidade está aqui

Recentemente tive o privilégio de participar do Inova Silver 2024, um evento inspirador que reuniu grandes nomes para discutir o futuro do mercado da longevidade e seus impactos nas empresas e na vida dos “Maturis”, que são os 50+, 60+, 70+, 80+, 90+ e 100+. Como podemos ver estamos falando de várias gerações, cada uma com suas necessidades e desejos únicos.

A Silver Hub organizou o evento com o objetivo de explorar as principais tendências do mercado da longevidade, promovendo uma valiosa conexão entre investidores, startups, instituições e todos os interessados neste ecossistema em expansão. Foi um espaço de troca riquíssimo, onde insights poderosos e transformadores foram compartilhados, nos fazendo refletir que esta nova realidade está muito mais próxima do que imaginamos.

Um dos momentos mais marcantes foi a fala do Sr. Nilton Molina, Presidente do Instituto de Longevidade MAG. Ele ressaltou que envelhecer com saúde vai muito além do físico; a saúde mental é um pilar essencial. E estamos caminhando para um futuro em que o “envelhecimento saudável” será uma escolha acessível.

Carla Simoes, Superintendente de Comunicação e Marketing da CNseg, trouxe um olhar contundente sobre o potencial do mercado prateado. As marcas ainda não despertaram para o desejo de reinvenção entre as pessoas de 60 a 70 anos (e mais!).

Somos um país de maduros!

É hora de as empresas se adaptarem e se conectarem com essa realidade crescente, o Brasil já é um país de maduros, a idade média hoje é de 35 anos, daqui a 15 anos os 50+ serão totalmente digitais. Se não nos se prepararmos para atender este público, estaremos fadado ao fracasso.

Os dados são alarmantes: 70% das mortes até os 70 anos são evitáveis. Isto nos mostra que envelhecimento saudável pode ser muito mais urgente do que imaginamos. Não é só alimentação e atividade física que precisamos, mas também cognitiva, tecnologia, moradia e estabilidade financeira.

Pesquisas mostram que hoje 50% da população não se movimenta, 80% não tem propósito, não tem prazer na empresa que trabalha, 25% são obesos e 60% têm sobrepeso. E em relação ao pertencimento, 60% vivem na solidão. São dados impactantes na qualidade de vida.

Outro ponto de reflexão veio das pesquisas sobre as Zonas Azuis, regiões onde a longevidade saudável é uma realidade. O ambiente em que vivemos é um dos maiores determinantes do nosso comportamento, e o desafio é criar espaços que incentivem hábitos saudáveis. A motivação, o propósito (ou o “Ikigai”) e o pertencimento são fatores críticos.

E para nosso orgulho, destacar que Joinville será a primeira cidade no mundo, fora dos EUA, a iniciar o processo de certificação.

O evento também destacou o surgimento de startups inovadoras, muitas criadas a partir de uma dor, isto é, da necessidade de apoio aos pais e familiares mais velhos. Isso mostra que os desafios da longevidade podem ser transformados em soluções disruptivas.

O Inova Silver 2024 me trouxe um novo olhar sobre o tema da longevidade, reafirmando minha convicção de que este é um assunto urgente e transformador.  

Maturidade é um momento poderoso, mas tão difícil quanto chegar à maturidade é mantê-la, e precisamos estender essa fase de forma saudável e significativa.

Foi emocionante encontrar minha mentora do IVG, Mariangela  durante o evento, reforçando a ideia de que propósito e longevidade andam lado a lado.

O envelhecimento não precisa ser apenas um processo biológico, mas sim uma jornada para encontrar o equilíbrio entre saúde, propósito e realização pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *